segunda-feira, 22 de junho de 2009

COMO ESCOLHER AS CORES DA SUA CASA

AMARELO - Otimismo. Está relacionada com o sol, portanto representa a alegria, a luz e a ação, muito cuidado com tons de amarelos muito fortes em ambientes muito pequenos ou em quartos, pois por ser uma cor muito estimulante requer alguns cuidados, ideal para ser utilizada em restaurantes de serviço agil, pois além de tudo transmite rapidez.
AZUL- Segurança e Tranquilidade. É extremamente tranquilizante, porém deve ser equilibrado com outras cores para evitar um clima de tristeza e monotonia. Representa a água e estimula também a responsabilidade e a reflexão, ideal para quartos tanto masculinos quanto femininos, afinal já ficou para trás que o azul é a cor indicada apenas para quartos masculinos
BRANCO - Pureza e brilho. Traz claridade quando usada como complemento ou como cor predominante nas paredes, combina com todos os ambientes, dá sensação de limpeza e frescor, está muito em alta tanto para áreas internas como externas, afinal é a cor que mais combina com todas as outras.
CINZA - É uma cor fria por isso deve-se tomar cuidado ao utilizá-la, afinal se usada em grande quantidade transimitirá negatividade
LARANJA - Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
MARROM - Solidez. É a cor da estabilidade do equilíbrio. Proporciona também segurança e aconchego, além de poder ser utilizada em diversos tons, se mais claro pode ser utilizado como cor pricipal da casa, se em tons mais escuros, em detalhes.
PRETO - Intensidade e sofisticação. Em pouca quantidade dá um aspecto agradável à decoração pois modifica o efeito das cores e realça seus tons.
VERDE - Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação. É a cor de desvendar mistérios, indicada para todos os ambientes. No banheiro é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica o corpo energizando-o.
VERMELHO - Excitante e energético. É a mais estimulante das cores e com maior poder de atração, ativa a respiração, pode ser utilizada em salas de jantar, em detalhes de fachada, até mesmo em pequenas quantidades em cozinhas, banheiros e quartos, e o mais importante é que combina com diversos tons, como tons de verde, branco, marrom, preto e madeira.
VIOLETA - O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores. Não é aconselhável para o ambiente inteiro com esta cor, mas num tom mais azulado é ideal para locais de meditação.
ROSA - Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo. É uma cor muito delicada, indicada para quartos de meninas e fica muito delicado quando combinado com tons de verde.

Nenhum comentário: